Arquitetura Biofílica

Mais do que uma concepção paisagística de jardins e parques urbanos, a Arquitetura Biofílica ou Design Biofílico, enfoca a integração entre as áreas verdes e o ambiente construído, entre a vida no interior de um edifício e o ambiente externo.

Essa conexão entre natureza e espaço construído nos faz muito bem!

Visualizações da natureza melhoram a cicatrização. A luz natural promove uma melhor aprendizagem. Há um nome para isso, criado pelo famoso biólogo E. O. Wilson: Biofilia.

Biofilia propõe que estamos unidos de maneira inata à vida e ao mundo natural porque somos parte dele.

Estudos comprovam que 10% das ausências de colaboradores podem ser atribuídas à arquitetura sem conexão com a natureza.

Pesquisadores descobriram que a qualidade de visão dos colaboradores em seus escritórios, afeta significativamente a forma como eles se comportam no trabalho.

Comparou-se no ano, o tempo de licença por motivo de doença tomado por colaboradores com visão de árvores e paisagem, sem visão externa nenhuma e com uma visão urbana.

Os colaboradores com visão de árvores e paisagem tomaram uma média de horas de licença, por motivo de doença, a menor em 16%, comparada com a tomada pelos profissionais sem visão externa nenhuma.

Além disso, o estudo descobriu que a qualidade da visão de uma pessoa foi o principal indicador de absenteísmo.

Portanto, o acesso das pessoas ao cenário natural está significativamente correlacionado com a satisfação no trabalho, saúde e produtividade.

fonte: Estudo de Elzeyadi na Universidade de Oregon

Somos:
AMCHAM Brasil
Instituto Movimento pela Felicidade

Pode focar no seu negócio que a Naobra Arquitetura cuida de aumentar a produtividade no seu ambiente de trabalho. Quer saber mais, envie sua mensagem!

Quer receber dicas sobre Arquitetura Corporativa?