Estudos na área da Neurociência demonstram evidências científicas do impacto do ambiente construído no cérebro humano. Há um nome que sintetiza tudo isso: Neuroarquitetura.
A partir dessa informação e conhecendo as bases da Neurociência, é possível projetar ambientes mais estratégicos e assertivos, que vão além da estética e impactam em nosso comportamento, seja favorecendo o aprendizado, acolhendo, aumentando a produtividade e criatividade, promovendo a reabilitação de saúde e principalmente, melhorando a vida dos usuários.
Neuroarquitetura é um tema ainda recente aqui no Brasil, embora existam estudos fora do país há mais de 15 anos.
Neuroarquitetura é a denominação popular para a ciência interdisciplinar que aplica conhecimentos da Neurociência à relação entre o ambiente construído e as pessoas que dele fazem uso.
Ana Paula Guedes, Arquiteta Líder da Naobra, é pioneira nos estudos e divulgação de Neurociências Aplicadas à Arquitetura em Minas Gerais e uma das maiores vozes da Neuroarquitetura no Estado.
É pós-graduada em Neurociência, além de ter participado de cursos de Neuroarquitetura no Brasil, Neurofeedback, Neurociências e Metodologia Científica nas Neurociências da UFMG.
É Idealizadora e Coordenadora do GNARQbrasil - Grupo Científico de Neurociência e Arquitetura do Brasil.
Como docente, ministra curso de Neurociência Aplicada à Arquitetura no IEC PUC Minas. A PUC Minas está entre as 10+ no Times Higher Education, o ranking das melhores universidades o mundo!
Também em Neurociências Aplicadas à Arquitetura, ministra cursos no IBNARQ - Instituto Brasileiro de Neurociências para Arquitetura - instituição na qual é Cofundadora.
Além de ter palestrado sobre o tema para estudantes e profissionais de arquitetura em outras Universidades, como o Centro Universitário UNA; e o Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU (I Simpósio de Neuroarquitetura Uninassau Graças); bem como para outros eventos falando sobre Neuroarquitetura.
Coautora do livro 'Neuroarquitetura a Neurociência no Ambiente Construído.