O projeto de Frank Lloyd Wright para o edifício SC Johnson é uma reminiscência de uma floresta de savana, proporcionando a mesma sensação biofílica de refúgio que uma savana real proporcionaria.
O uso hábil da natureza no espaço torna o projeto deste edifício particularmente ressonante, e é provavelmente a razão pela qual ele permaneceu praticamente inalterado nos últimos 73 anos. - Frank Lloyd Wright, edifício da W Johnson em SC, 1936.
No que é chamado de Grande Sala de Trabalho no Edifício Administrativo da fabricante de produtos domésticos SC Johnson, as mesas simplificadas dos anos 30 se dispõem em meio a fileiras de colunas delicadas.
As colunas engrossam suavemente à medida que se erguem, formando capas de lírios que parecem apoiar apenas a luz do dia.
Este escritório de 6700 metros quadrados parece estar em meio a uma floresta banhada pelo sol.
É arriscado chamar qualquer edifício de escritórios de uma obra-prima.
Mesmo a arquitetura mais perspicaz pode se mostrar inflexível demais diante de modelos de negócios em constante mudança, tecnologias avançadas e o destino volátil das próprias empresas.
No entanto, o design de Wright para a HF Johnson Jr., líder da terceira geração do então chamado SC Johnson & Son, perdura tanto por causa da inteligência inata de seu design quanto pelo orgulho que a empresa familiar assume.
fonte: architecture lab e Terrapin
Nós da Naobra Arquitetura promovemos bem-estar em Ambientes de Trabalho através de elementos da natureza!
Consultoria ou Projeto? Fale conosco!
bit.ly/FalecomNaobra
Grande abraço,
ANA PAULA GUEDES*
*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.