#10 DIA DE FALAR SOBRE NEUROARQUITETURA É ASSIM!

Em 29 de março de 2019, aconteceu nosso encontro mensal do Grupo de Estudos de Neuroarquitetura, em Belo Horizonte!

Pesquisas apontam lacunas em nossa compreensão do relacionamento entre as emoções humanas e o espaço arquitetônico.

Uma nova abordagem explora os avanços em pesquisa e tecnologias na visualização, medição fisiológica e análise de dados que podem diminuir potencialmente essas lacunas no mapeamento de reações cognitivas a diferentes geometrias arquitetônicas.

Embora isso implique alguma incerteza devido à imprevisibilidade dos resultados, demonstra a capacidade de uma possível configuração instrumental para reconhecer a resposta neural a diferentes tipos de geometria.

Acreditamos que resultados bem-sucedidos podem ser alcançados através da combinação de pesquisa qualitativa e quantitativa; na verdade, é somente dessa maneira que os dados podem ser consolidados de forma que possa ser implementada na prática.

Os resultados serão especialmente valiosos em áreas como de educação, saúde e detenção, onde a influência do design do espaço (uma sala de aula, o quarto de um paciente, uma prisão celular, etc) é crucial.

Ter este tipo de dados também permitiria melhores propostas de design para atender às necessidades humanas. Além disso, uma melhor compreensão da resposta afetiva ao espaço arquitetônico também pode contribuir para um melhor projeto de construção e melhor utilização de edifícios por seus usuários.¹

Portanto, acreditamos que dados empíricos sobre reações ao espaço são a chave para muitas aplicações bem-sucedidas em uma ampla variedade de ambientes construídos.

ENTÃO, DÁ PARA CONTINUAR PROJETANDO DO MESMO JEITO?

Que tal entrar em contato hoje mesmo com a Naobra Arquitetura? Venha tomar um café com a gente!

Grande abraço,
ANA PAULA GUEDES*

*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.

¹ Ilozor e King (1998).

Nosso trabalho é interdisciplinar. Veja quem está com a Naobra!
Instituto Movimento pela Felicidade

Pode focar no seu negócio que a Naobra Arquitetura cuida de aumentar a produtividade no seu ambiente de trabalho. Quer saber mais, envie sua mensagem!

Quer receber dicas sobre Arquitetura Corporativa?