5 RAZÕES PARA APLICAR ESTRATÉGIAS DE BIOFILIA EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO

Colaboradores se sentem melhor quando têm acesso a elementos naturais, como a luz do sol, o ar fresco e as plantas.

Primeiramente é importante definirmos aqui o que é Biofilia: significa literalmente amor à vida.

O biólogo de Harvard EO Wilson descreve a Biofilia como a necessidade humana inata de se afiliar à vida.

Segundo Bill Browning, estrategista ambiental, existem dados científicos para provar que a natureza é boa para nós.

1) Biofilia é importante para ambientes de escritórios.

Como espécie, evoluímos nas savanas da África, hoje estamos espalhados por todo o planeta e mais da metade da população vive em áreas urbanas. Nos EUA, pessoas gastam mais de 90% de suas vidas dentro de edifícios. Assim, o Design Biofílico está focado em trazer experiências da natureza para nós no ambiente construído; isso pode incluir plantas vivas, água, luz do dia, materiais naturais, padrões fractais e espaços com visão para o exterior ou que forneçam uma condição de refúgio.

2) Biofilia afeta o modo como vivenciamos um espaço.

Há também um crescente corpo de pesquisas que mostra que os espaços que habitamos têm impactos fisiológicos e psicológicos distintos sobre nós. Ambientes com elementos de Design Biofílico são mais atraentes e otimizam o uso do espaço.

3) Biofilia traz benefícios para colaboradores e para a organização.

Experiências biofílicas podem reduzir o estresse, melhorar a função cognitiva e melhorar o humor e a criatividade. Estes e outros resultados podem aumentar a saúde e o bem-estar, bem como a produtividade.

4) Design Biofílico: uma necessidade.

Muitas empresas estão cada vez mais focadas em melhorar a saúde e bem-estar de seus colaboradores, frequentemente por meio de esforços como ioga, meditação e alimentos mais saudáveis. O Design Biofílico é uma estratégia para apoiar a saúde e o bem-estar de todos no escritório através do design dos próprios espaços. Diferentes elementos de Design Biofílico apoiam resultados específicos, alguns ajudam na redução do estresse, outros melhoram a função cognitiva. A escolha dos resultados desejados direciona quais elementos de design serão mais eficazes.

5) Estratégias para arquitetos e designers abordarem a Biofilia ao criar um espaço.

Uma das principais lições é que, embora existam muitos elementos diferentes que podem ser usados em um projeto biofílico, uma intervenção realmente eficaz se concentra em apenas um ou dois elementos realmente bem implementados. A colocação também é importante; uma parede verde em um foyer é agradável, mas uma parede verde que pode ser vista pela maioria dos ocupantes de sua estação de trabalho é muito mais efetiva.

ENTÃO, DÁ PARA CONTINUAR PROJETANDO DO MESMO JEITO?

Que tal entrar em contato hoje mesmo com a Naobra Arquitetura? Venha tomar um café com a gente!

Grande abraço,
ANA PAULA GUEDES*

*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.

Nosso trabalho é interdisciplinar. Veja quem está com a Naobra!
Instituto Movimento pela Felicidade

Pode focar no seu negócio que a Naobra Arquitetura cuida de aumentar a produtividade no seu ambiente de trabalho. Quer saber mais, envie sua mensagem!

Quer receber dicas sobre Arquitetura Corporativa?