POR QUÊ MENSURAR O FUNCIONAMENTO CEREBRAL?

por Ana Paula Guedes

Muitos de nós, Arquitetos e Designers, temos confundido Psicologia com Neurociência Aplicada quando fala-se sobre Neuroarquiteura.

Partindo-se do princípio que Neuroarquitetura significa Neurociência Aplicada à Arquitetura, dias atrás, procurei uma renomada neurocientista de São Paulo, doutora em Neurociência, Pesquisadora e Professora, para uma conversa sobre essa questão um tanto quanto controversa.

Como Arquiteta, desde 2016 estudando, pesquisando e atualmente ministrando curso sobre o tema na PUC Minas, não tenho a pretensão de ser neurocientista, nem tampouco reinventar a roda, mas confesso que essa questão vem me preocupando há algum tempo.

Por isso resolvi relatar a minha preocupação à essa conceituada neurocientista, assim ela me respondeu:

“Você está certa em querer aumentar essa análise da aplicação da Neurociência - não só na Arquitetura, houve uma certa banalização. Então muitos continuam aplicando apenas conceitos que já eram bem conhecidos na Psicologia, para discutir a questão do espaço, a questão das cores, a questão da amplitude, a questão da semiótica, quer dizer, isso já era uma discussão presente. O recurso que a Neurociência tem para trazer está muito mais associado à construção de significado em níveis hierárquicos de processamento, reatividade, tomada de decisão, o estudo da emocionalidade, que perpassa por uma questão metodológica científica, que é a metodologia científica das ciências biológicas – que envolve biometria, a leitura da atividade de eletroencefalograma, análise de tomografia, algum tipo de métrica que seja de funcionamento cerebral, que se possa daí depreender teorias a respeito do funcionamento cerebral diante das diferentes questões de Arquitetura. Caso contrário é realmente, uma Psicologia travestida de Neurociência. É necessário ter um preciosismo no estudo mesmo”.

Imagine você como profissional, trabalhar interdisciplinarmente na Aplicação da Neurociência em seu projeto de Arquitetura, poder mensurar e gerar dados resultantes desse processo - enfim, fechar o ciclo. O que isso significaria para você? O que isso significaria para o seu cliente se souber que predizer resultados também é possível?

ENTÃO DÁ PARA CONTINUAR FALANDO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA À ARQUITETURA SEM MENCIONAR ALGUM TIPO DE MÉTRICA DE FUNCIONAMENTO CEREBRAL?

Nosso trabalho é interdisciplinar. Veja quem está com a Naobra!
Instituto Movimento pela Felicidade

Pode focar no seu negócio que a Naobra Arquitetura cuida de aumentar a produtividade no seu ambiente de trabalho. Quer saber mais, envie sua mensagem!

Quer receber dicas sobre Arquitetura Corporativa?