SEU AMBIENTE DE TRABALHO ANDA SABOTANDO O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA?

Independente do porte, toda e qualquer empresa busca melhorar desempenho, produtividade e resultados financeiros.

Muitas organizações investem em treinamentos, tecnologia, liderança, compliance, inbound marketing, governança corporativa e se esquecem dos ambientes físicos de trabalho.

Se você observar seus concorrentes que vêm te incomodando ou pensar naquela grande empresa que te inspira, verá que os escritórios deles são bem diferentes do que víamos há menos de dez anos atrás.

Veja bem, não falamos aqui puramente de estética - mas de conceito, identidade, ambientes de colaboração, valorização das pessoas, agilidade de processos, dentre outros.

Como arquiteta especialista no segmento corporativo, dedico meu trabalho e estudos em comprovar o impacto dos ambientes corporativos nas pessoas e empresas.

Por isso, selecionei algumas pesquisas e publicações de especialistas que validam o quanto o ambiente físico interfere nos resultados de uma organização e porque os escritórios devem ser estrategicamente projetados.

Pesquisas recentes mostram que somos muito mais influenciados pelo design do nosso local de trabalho do que se pensava anteriormente.

Existe uma estreita correlação entre o aumento do número de faltas por doença e a indevida importância dada ao design do escritório.

Pesquisas da Universidade Estadual de Ohio e do Instituto Nacional de Saúde Mental nos EUA mostraram que as pessoas sofrem mais estresse ao trabalhar em um ambiente de trabalho mal projetado.
O estudo comparou edifícios modernizados e bem pensados com edifícios mal concebidos.
Colaboradores em ambientes de escritórios mais antigos, que prestavam menos atenção ao design, estavam sob estresse muito maior, mesmo quando estavam fora do trabalho.
Os níveis de estresse foram tão altos que até o risco de doença cardíaca aumentou.

Mais de 90% dos custos operacionais de uma empresa estão vinculados a recursos humanos, e as perdas financeiras devido ao absenteísmo e ao presenteísmo representam 4%.
Ambientes de trabalho que promovem bem-estar aos ocupantes, servem como um alívio para as tensões externas e tendem a causar menos estresse ambiental.
Por isso, faz todo sentido fiscal para as empresas investir em eliminar esse estresse ambiental que lhes custa milhares de dinheiro por ano com colaboradores.

O termo “design” refere-se a um conceito de longo alcance - trata-se mais de encontrar uma solução para um problema do que apenas decidir qual cor paredes devem ser pintadas.
Trata-se de uma abordagem holística para o design do local de trabalho, diz Louise Klarsten, CEO da agência de moda e cor Colourhouse.
Isso é particularmente importante do ponto de vista da saúde, porque a doença mental é uma das causas mais comuns de afastamento entre os colaboradores hoje em dia.
Escritórios bem projetados podem simplesmente contribuir para a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Os profissionais que se sentem à vontade em seu local de trabalho também são frequentemente mais felizes com o que estão realmente fazendo.

O design do local de trabalho também afeta nossa capacidade de pensar de forma criativa e crítica.
Luz do dia, barulho, temperatura e qualidade do ar - todos esses fatores têm um impacto enorme na nossa produtividade e em como estamos motivados para administrar nossa vida profissional, disse Tim Oldman, CEO da Leesman Index.

Outro aspecto do design do local de trabalho é a questão de como o ambiente pode funcionar como uma extensão da respectiva marca corporativa.
Os escritórios e móveis do futuro terão um papel cada vez mais importante na construção de uma cultura particular, disse Derek Barker, CEO da firma de arquitetura e design Haskoll.

Os pensamentos de Tim Oldman vão na mesma direção - Precisamos ter certeza de que as pessoas estão orgulhosas de seus empregos.
Para isso, podemos nos fazer a pergunta: este é um lugar onde eu orgulhosamente mostraria minha família?
Esse é um lugar para o qual gostaria de convidar meus clientes?
O orgulho desempenha um papel importante para as empresas em si mesmas.
Ele traz para você colaboradores leais que trabalham duro para melhor representar a marca corporativa.

Uma pesquisa com 120.000 pessoas descobriu que apenas 52% acham que seu local de trabalho aumenta sua produtividade.
Em outras palavras, um dos maiores desafios no futuro é criar um ambiente no qual os colaboradores sejam incentivados a atingir todo o seu potencial.
Nos escritórios do futuro, a ênfase será na interação, até certo ponto no processamento, mas primeiramente na interação, produção e troca de ideias.
O espaço do escritório deve atender às demandas de cada tarefa, diz Martin Cook, chefe do Grupo de Design Gráfico e Interiores do BDP no Reino Unido.

Em uma pesquisa encomendada pela Kinnarps, em 2013, 94% dos entrevistados disseram que o ambiente de trabalho tem um grande impacto em seu bem-estar no escritório.
De acordo com essa pesquisa, apenas 1 entre 4 entrevistados estava completamente satisfeito com seu ambiente de trabalho.

De acordo com a pesquisa do Instituto Edenred-Ipsos Barometer, que mediu o bem-estar dos colaboradores em 15 países, a Índia lidera o ranking de pessoas mais satisfeitas com o trabalho, enquanto os colaboradores japoneses são aqueles que não se sentem tão bem no ambiente de trabalho, com menos de 50% de satisfação.
O México aparece na segunda colocação.
Estados Unidos, Chile e Brasil ficaram empatados na terceira posição.
Para realizar a pesquisa, mais de 15 mil profissionais foram entrevistados.
Algumas das categorias abordadas foram: ambiente de trabalho x valorização x emoção.
Entre os 15 países, o interessante a se avaliar, é que houve países com um grande desequilíbrio entre as abordagens, como foi o caso do Brasil.

A grande diferença de pontuação entre as abordagens, demonstrou que o profissional brasileiro está emocionalmente satisfeito e se sente respeitado em seu local de trabalho, porém, o ambiente físico não o satisfaz.

Portanto aqui no Brasil, há grande carência de projetos para ambientes corporativos que promovam saúde e bem-estar para profissionais, gerem produtividade e melhorem os resultados financeiros das empresas.

E nós, aqui da Naobra Arquitetura, estamos há 30 anos no mercado, projetando e respirando ambientes corporativos.

Imagine você virar a chave e colocar sua empresa em outro patamar de crescimento, através de um ambiente de trabalho bem projetado.

E você viu aqui que tudo isso é possível, não é verdade? Tá esperando o que?

Que tal entrar em contato hoje mesmo com a Naobra Arquitetura? Venha tomar um café com a gente!

Grande abraço,
ANA PAULA GUEDES*

*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.

Nosso trabalho é interdisciplinar. Veja quem está com a Naobra!
Instituto Movimento pela Felicidade

Pode focar no seu negócio que a Naobra Arquitetura cuida de aumentar a produtividade no seu ambiente de trabalho. Quer saber mais, envie sua mensagem!

Quer receber dicas sobre Arquitetura Corporativa?