A tecnologia digital transformou a maneira como nos comunicamos às custas da comunicação cara a cara. Como diz a psicóloga Susan Pinker em seu livro The Village Effect (O Efeito da Aldeia), "Em um breve período evolutivo, mudamos de primatas que viviam em grupo, capazes de ler cada gesto e intenção um do outro, para uma espécie solitária, cada um preocupado com a própria tela."
Em nenhum lugar isso é mais evidente do que no espaço de trabalho moderno, onde os colaboradores, particularmente o crescente número de profissionais remotos e em trânsito, estão cada vez mais dependentes de e-mail, mensagens de texto e mensagens instantâneas para interagir com seus colegas.
Embora a velocidade das conexões digitais pareça superar o processo demorado de interação física, a importância da conversa cara a cara no local de trabalho não deve ser subestimada. Pesquisas mostram que dispensar um bate-papo regular com pessoas, sejam colegas ou outras pessoas próximas, pode ter um impacto negativo, não apenas em nossa saúde e felicidade, mas também em nossa produtividade.
Pesquisas realizadas pela Hewlett Packard, mostraram que momentos de conversa entre colegas de trabalho podem aumentar o desempenho em 20%.¹
Imagine trabalhar em uma organização, que invista em criar espaços para momentos de conversas entre você e seu colega de trabalho, visando promover bem-estar, engajamento e produtividade.
Seria um investimento financeiro pequeno para a empresa, em contrapartida ao quanto os colaboradores se sentiriam valorizados, não é mesmo?
Quer saber como nós da Naobra Arquitetura projetamos, envolvendo sua própria área de Recursos Humanos - por exemplo - para transformar a sua empresa?
Solicite uma Vídeo Chamada! Queremos estar mais próximo de você, para te atender!
bit.ly/NaobraVideoChamada
ou pelo WhatsApp 31 992622511
Grande abraço.
ANA PAULA GUEDES*
*Arquiteta Líder em Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie.
¹WorkBrazil (2018).