O SEGREDO POR TRÁS DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO

Não importa qual é a sua área de atuação ou com o que você quer trabalhar um dia.

É muito provável que você tenha a sua produtividade cobrada e avaliada a todo o momento, e sabe o que pode ajudá-lo a bater suas metas?

F E L I C I D A D E.

A boa notícia nesse sentido é que cada vez mais pesquisas estão sendo feitas com o objetivo de mostrar às empresas que investimentos em ambientes de trabalho mais positivos têm grandes retornos no que diz respeito à produtividade dos colaboradores.

Até pouco tempo atrás, o que se sabia era que ambientes de altos níveis de estresse e pressão obrigavam os funcionários a produzirem mais e mais.

Esse estilo de “incentivo à produção”, digamos assim, tem também seu lado negativo, que nada mais é do que problemas e gastos com saúde – empresas que trabalham com essa tática de alta pressão têm simplesmente o dobro de gastos com assistência médica.

De acordo com Emma M.Seppälä, da Universidade de Stanford e que escreve ao Psychology Today, entre 60% e 80% dos acidentes de trabalho têm relação com o estresse, que provoca problemas de saúde como a síndrome metabólica e doenças cardiovasculares de modo geral.

De acordo com Seppälä, é comprovado que o estresse inicialmente pode até aumentar a produtividade dos colaboradores, mas, em longo prazo, tem efeito contrário.

Esse efeito contrário, por sua vez, custa caro às empresas, e como lucro é geralmente a maior preocupação, talvez seja esse o apelo que estava faltando para algumas mudanças de postura empresarial.

Seppälä usa como base um estudo realizado pela Queens’ School of Business, que revelou que trabalhadores desmotivados ficam 37% mais ausentes do trabalho, sofrem 49% mais acidentes e erram 60% a mais em relação aos trabalhadores motivados e felizes.

A mesma pesquisa revelou que, em empresas cujos colaboradores se dizem infelizes com o ambiente de trabalho, a produtividade é 18% menor, assim como o lucro das empresas, que é 16% mais baixo em relação ao das empresas com profissionais satisfeitos.

Esse reflexo é visto até mesmo no mercado de ações: o preço das ações de empresas com colaboradores insatisfeitos chega a ser 65% menor em relação ao das empresas-modelo.

Ainda não está convencido de que um ambiente motivador realmente faz a diferença?

Pois então tem mais: em empresas que não proporcionam um bom ambiente de trabalho, cerca de metade dos colaboradores acaba procurando uma maneira de ter renda extra, para no futuro conseguirem se desvencilhar do local de trabalho.

E sabe o que significa substituir um colaborador por um novo?

Gastos para o empregador.

Da mesma forma que um ambiente ruim de trabalho causa danos à saúde do colaborador, um ambiente positivo tem efeitos benéficos nesse sentido.¹

Você ainda tem dúvidas se deve investir em seu Ambiente de Trabalho?

Quer um projeto que promova engajamento e aumente a produtividade em seu escritório?

Fale conosco!

bit.ly/FalecomNaobra

Grande abraço.
ANA PAULA GUEDES*

*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie.

¹Seppälä (2015).

Nosso trabalho é interdisciplinar. Veja quem está com a Naobra!
Instituto Movimento pela Felicidade

Pode focar no seu negócio que a Naobra Arquitetura cuida de aumentar a produtividade no seu ambiente de trabalho. Quer saber mais, envie sua mensagem!

Quer receber dicas sobre Arquitetura Corporativa?