Não temos escolha, porque em muitos setores a aceleração já está em andamento.
Como competir nesse acelerado mundo novo?
Como se organizar para expandir?
Nessa mudança de era, somos todos desafiados a resolver problemas complexos, desenvolver pensamento crítico, ser inovadores.
Diante de tantas mudanças o tempo todo, trabalhamos constantemente na busca de tornar os ambientes corporativos mais estratégicos e coerentes com essa nova realidade. Tarefa nada fácil!
Nós da Naobra Arquitetura, imersos nesse contexto e com olhos e ouvidos bem abertos para tudo o que estamos vivendo, pesquisamos e chegamos a 3 erros que podem ser fatais para as empresas do futuro:
1) Negligenciar o foco nas pessoas
Jaqueline Vianna, consultora em gestão de pessoas, psicóloga e coach, alerta que as empresas voltadas para o desenvolvimento e a inovação com foco na sobrevivência perceberam que quem inova não são as máquinas e processos, mas é o capital humano.
Valorizar o capital humano de uma empresa é questão de sobrevivência.
Mais de 90% dos custos operacionais de uma empresa estão vinculados a recursos humanos.
Ambientes de trabalho que promovem bem-estar aos ocupantes, servem como um alívio para as tensões externas e tendem a causar menos estresse ambiental.
Então, faz todo sentido fiscal para as empresas investir em eliminar esse estresse ambiental que lhes custa milhares de dinheiro por ano com colaboradores.
2) Ignorar o comportamento dos Millennials
Houve uma mudança no mercado nos últimos tempos, quanto a isso não há dúvida.
Atualmente, vivenciamos o mix de gerações que precisam conviver dentro da mesma organização (baby-boomer, X, Y, Z).
Os Millennials têm hoje entre 22 e 28 anos, aproximadamente.
São extremamente conectados, procuram empregos que atendam aos seus propósitos de vida e não compram nada sem antes pesquisar pela internet.
Segundo Adriana Oliveira, gerente de Recursos Humanos, a geração millennial – que, baseando-se na definição, engloba as gerações Y e Z – está dando o que falar.
E não é para menos: esses jovens ajudam a moldar uma nova relação com o mundo e, por conta disso, estão na mira das empresas que querem se antecipar na criação de negócios para o futuro.
Perceber as expectativas dos Millennials é a melhor forma para compreender como será o nosso futuro, já que, em 2025, essa categoria representará 75% da força de trabalho.
Ou seja: eles serão os funcionários, os colaboradores e os CEOs de amanhã.
3) Subestimar o crescimento exponencial
Bem-vindo à época das mudanças exponenciais!
Vale lembrar que estamos na quarta revolução industrial – na nova Era 4.0!
Para Peter Diamandis, co-fundador e presidente executivo da Singularity University, é o momento em que a concorrência não é mais a empresa multinacional, mas o cara em uma garagem, em uma startup bem ali do seu lado.
Certamente será necessário algo radicalmente novo – uma nova visão da organização que seja tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente em relação a esse novo mundo- e no final de tudo, transformar.
Que tal entrar em contato hoje mesmo com a Naobra Arquitetura? Venha tomar um café com a gente!
Grande abraço.
ANA PAULA GUEDES*
*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.