Não é nenhum segredo que o design incoerente do escritório pode prejudicar a eficácia de seus colaboradores ou que um projeto de escritório terrível pode deixar todo mundo se sentindo completamente infeliz.
Identificamos cinco erros comuns de projeto de escritório.
Segue algumas dicas de como evitá-los!
1) Correndo contra o tempo
Os escritórios são especialmente vulneráveis à falta de tempo.
Nossa dica: planeje com antecedência.
Comece a solicitação de propostas, contrate um arquiteto especializado o mais rápido possível e tente reservar tempo suficiente em sua programação para permitir uma consulta adequada, brainstorming criativo e tomada de decisão.
Um cronograma muito curto pode levar a erros caros.
Oferecer mais tempo para as idas e vindas resultará em propostas melhores e, em última análise, em uma decisão mais fácil para contratar o profissional que irá desenvolver o projeto.
Isso sem mencionar o processo envolvido na obtenção de aprovações junto a órgãos competentes, contratação de fornecedores e a obra em si.
É de suma importância manter um projeto dentro do cronograma e designar um representante experiente e disponível para fazer contato com a equipe de projeto.
Muitas vezes um cliente designa um colaborador que já está ocupado demais ou o diretor da empresa que não tem tempo, e a decisão não é eficiente.
Ter um gerente de projeto dedicado, que possa coordenar ambos os lados, com autoridade para tomar decisões e responder rapidamente durante a construção, torna o processo muito mais fácil para todos os envolvidos.
2) Monopolizando as janelas
Essa velha ferramenta motivacional - o “escritório de canto” - é algo que não cabe mais nos dias de hoje.
É menos democrático localizar escritórios privados no perímetro, aproveitando toda a luz natural e vistas.
Hoje, é comum agrupar espaços fechados, como escritórios privados e salas de reuniões no centro do edifício e compartilhar os pontos com as melhores vistas para áreas comuns, como salas de descanso ou trabalhos multifuncionais.
Os efeitos biofílicos das vistas externas aumentam a energia de todo o escritório - escritórios privados podem se beneficiar da luz natural através da área das estações de trabalho, ao contrário de escritórios particulares localizados no perímetro que bloqueiam o acesso à luz natural.
3) Ignorando a acústica
Som importa, e você deve estar considerando isso em seu projeto.
Especialmente em escritórios abertos, a qualidade da acústica é realmente importante.
O uso de materiais acústicos para reduzir os níveis de ruído pode fazer uma grande diferença na eficiência com que a equipe possa trabalhar, no espaço e em seus níveis de conforto.
Você precisará encontrar maneiras de reduzir o excesso de ruído de outros colaboradores e/ou equipamentos.
Além das configurações de espaço usuais (muitas das quais são construídas com o amortecimento de som em mente), tapetes, móveis estofados e painéis de parede podem reduzir a reverberação.
4) Optando por um padrão pré-definido, de forma simplista
Uma das armadilhas do design de escritório mais comuns é a tentativa de um projeto “eu também”.
Há uma tentação de dizer: “Eu estava neste lugar e foi fantástico - vamos fazer isso aqui também”.
Mas toda empresa é diferente, então implementar algo novo só porque você já viu em outro lugar pode levar ao fracasso.
Não é a sua solução - era da outra pessoa.
Em vez disso, pergunte-se por que você está fazendo a mudança e o que você espera realizar.
Realmente entenda suas próprias necessidades antes de você começar a projetar seu espaço.
Não há nada errado em procurar ideias e inspiração, mas se você simplesmente viu algo legal e quer tentar, é aí que você começa a ter problemas.
5) Fazendo uma reflexão tardia do projeto
A maior parte das organizações está em busca de melhorar a colaboração.
Devemos nos certificar previamente de que temos a variedade certa de espaços para reunião.
Um erro comum é dizer: "Olha, nós temos esse canto, ou temos um corredor que é muito largo - vamos colocar duas cadeiras e uma mesa lá e chamar de espaço de colaboração".
A menos que os espaços sejam projetados com o trabalho colaborativo em mente, eles nunca irão atendê-lo da maneira que deveriam.
Se o ambiente de colaboração é o que você precisa, integre-o ao espaço da equipe e projete-o de acordo com essa finalidade.
O mesmo sentimento se aplica até mesmo aos escritórios domésticos.
Não basta transformar sua mesa de jantar em seu escritório.
Se você realmente precisa realizar o trabalho lá, você vai querer um espaço dedicado.
Investir em uma cadeira de alta qualidade e coordenar as alturas de sua mesa com a do assento também é fundamental.
Você não vai querer a área de trabalho batendo em suas pernas.
Você também terá que domar o emaranhado de cabos: não crie um risco de segurança!
Contrate um eletricista para adicionar mais tomadas se for necessário, coloque o mínimo para utilização em tempo integral e acima da área de trabalho para facilitar o acesso aos dispositivos de carregamento.
Que tal entrar em contato hoje mesmo com a Naobra Arquitetura? Venha tomar um café com a gente!
Grande abraço,
ANA PAULA GUEDES*
*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.