O QUE É PLANEJAMENTO DE ESPAÇO PARA ESCRITÓRIOS?

Planejamento Espacial é uma inovação, nascida na década de 1990, consistindo na organização ou reorganização de um espaço de trabalho.

Isso foi pensado em um momento em que as empresas estavam em constante evolução: novos negócios, aumento ou diminuição do número de colaboradores.

E desde então, quase nada mudou: as empresas mantêm essa necessidade de conviver com seus tempos.

Elas devem adaptar suas instalações aos seus colaboradores, bem como ao novo ambiente tecnológico e de trabalho.

Um negócio, embora mantendo sua identidade, está se reinventando todos os dias e para isso é necessária a visão de especialistas para seguir na direção certa.

Para ajudar você a aproveitar ao máximo seu espaço, aqui estão algumas dicas:

Vamos primeiro falar sobre a evolução do Planejamento Espacial - o que foi durante a sua criação e o que se tornou - antes de discutir os diferentes passos a seguir para um Planejamento Espacial efetivo e para concluir, sobre as vantagens desta organização interna para empresa e colaboradores.

1 - A evolução do Planejamento Espacial desde a sua criação

Quando foi criado nos anos 90, e até muito recentemente, o principal objetivo do Planejamento Espacial era ganhar espaço para instalar mais escritórios em uma pequena área.

Foi assim que o espaço aberto foi criado: para descompartimentalizar tanto quanto possível as instalações das empresas e reunir os colaboradores no mesmo espaço.

Os interesses desta reaproximação é, naturalmente, permitir que os profissionais colaborem de forma mais eficiente e se movam mais livremente no espaço, mas também e acima de tudo, econômicos, porque os custos para a empresa são menores (menos divisórias e escritórios fechados para instalar, menos móveis, mais colaboradores por metro quadrado).

Hoje, o principal objetivo do Planejamento Espacial não é necessariamente ganhar espaço, mas sim redesenvolver o espaço vital, criar novos pontos de encontro e troca (áreas de relaxamento, convívio, refeitório, playgrounds, salas de reuniões mais bem adaptadas, entre outros).

É repensar o espaço da empresa para incorporar novos elementos essenciais à vida de hoje nos negócios.

Os principais elementos de um bom Planejamento Espacial são:

  • Reforçar a identidade da empresa;
  • Melhorar a qualidade dos espaços de trabalho e relaxamento;
  • Estruturar os diferentes espaços ocupados;
  • Repensar os links entre os serviços para facilitar as trocas;
  • Adaptar área de trabalho para novas tecnologias e inovações em design de interiores;
  • Permitir que os colaboradores se envolvam em um projeto comum.

2 - Quais são os próximos passos para um planejamento espacial eficaz hoje?

Considerar a legislação.

O Especialista irá verificar em profundidade as oportunidades disponíveis para você em seu espaço existente ou em suas novas instalações (capacidade, regras de segurança).

Ele também irá avaliar acústica, ar condicionado, aquecimento, iluminação e outros para adequar ao uso do espaço, reduzir custos e sustentabilidade.

Uma vez inspecionados os elementos técnicos, será possível estudar os planos de desenvolvimento e o layout dos diversos serviços, a fim de melhorar os vínculos entre os diversos colaboradores, considerando necessariamente a cultura e identidade da empresa.

Feito isso, o projeto em si poderá ser desenvolvido.

Além disso, um passo importante, desde o início do processo, será envolver os colaboradores para que não lhes seja imposto soluções inadequadas ao desenvolvimento do trabalho.

De fato, um dos aspectos fundamentais do Planejamento Espacial é a otimização, mas também a produtividade e o bem-estar dos profissionais.

É imprescindível discutir com eles sobre suas restrições e necessidades de armazenamento, conexão com outros serviços, recepção de clientes, segurança e confidencialidade.

3 - Trabalhe melhor, trabalhe junto

Essa reorganização do espaço de trabalho não será sem consequências para empresa e colaboradores.

A otimização das instalações do trabalho terá um impacto duradouro e positivo em todos os setores de uma organização, desde que seja realizado coerentemente com as necessidades específicas.

Não é um simples movimento, a adição ou exclusão de certos itens e materiais.

Planejamento Espacial vai muito além da estética!

Nós da Naobra Arquitetura promovemos bem-estar, engajamento, felicidade (e por que não?), produtividade sustentável, lucratividade, valor para a marca, alinhados com necessidades específicas, cultura, identidade, imagem corporativa e budget.

Quer um projeto coerente com a sua empresa?

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Grande abraço.
ANA PAULA GUEDES*

*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.

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