O FUTURO DA NEUROARQUITETURA CHEGOU! SAIBA O SEU SIGNIFICADO PARA O LOCAL DE TRABALHO

Nos dias 6 e 7 de março de 2015, a Academia de Neurociência para Arquitetura (ANFA), sediada em San Diego, e a Escola de Arquitetura do Pratt Institute, reuniram-se para apresentar “Esculpir a Mente Arquitetônica: a Neurociência e a Educação de um Arquiteto”.

O programa nos levou a pensar sobre os estados atuais e futuros da Neuroarquitetura:

1. A neurociência do processo de design analisa a atividade cerebral do arquiteto no desenvolvimento de um projeto.
2. A neurociência da experiência da arquitetura envolve como os usuários experimentam o ambiente construído a partir de uma perspectiva neurológica.
3. A arquitetura neuromórfica existe na interseção do design biofílico e edifícios inteligentes (edifícios que começam a assumir aspectos de vida, aprendizagem e conhecimento).

Não seria possível deixar de pensar em como essas ideias são (e podem ser) manifestadas no local de trabalho.

Poderíamos começar com uma linha do tempo simples da evolução neurológica do cérebro humano e nosso conforto cognitivo relacionado com certas arranjos.

Nós evoluímos em comunidades de 30 a 50 pessoas, provavelmente aprendendo a falar e contando histórias em torno de uma fogueira.

Passamos muito tempo nas planícies, buscando áreas rochosas e moitas de árvores para abrigo e sustento.

Portanto, não é de admirar que tenhamos medo de florestas densamente arborizadas.

Nós preferimos nossas vistas com linhas de visão claras, como nas pinturas de paisagens dos séculos 18 ao 20.

Os “neurônios-espelho” nos ajudam a projetar e agir com empatia (e todos nós sabemos que há espaço para mais no local de trabalho).

Uma das mais comentadas descobertas modernas em neurociência - e que tem uma interseção especialmente consistente com o ambiente construído - é a compreensão dos neurônios-espelho.

Estes são neurônios que disparam tanto quando um animal age e quando o animal observa a mesma ação realizada por outra.

Eles provavelmente desempenham um papel importante na nossa compreensão das ações dos outros, e na aprendizagem de novas competências através da imitação.

Em termos da experiência arquitetônica, os neurônios-espelho nos dão duas lições importantes.

Primeiro, em termos educacionais, há a importância de se verem para aprender, construir confiança e traduzir comportamentos.

Em segundo lugar, eles formam a base da empatia e, portanto, da capacidade de trabalhar melhor juntos e projetar ambientes que melhor atendam às necessidades dos outros.

Similarmente, desempenha dois papéis a partir de uma perspectiva de design.

Uma é a nossa capacidade de mapear a experiência de algo que vemos em nossa própria pele, como a imagem de uma vista gelada nos fazendo sentir frio.

O outro é focado em torno do poder dos materiais naturais no projeto arquitetônico.

Quando vemos um entalhe em pedra, não podemos deixar de pensar: como isso foi feito? O que foi feito por determinada ferramenta? O que foi impresso?

Ao fazer isso, também nos imaginamos como o artista nessa criação, criando assim uma pausa e uma relação mais profunda com o objeto ou o ambiente.

Traduzidas para o local de trabalho, essas ideias podem ajudar muito os colaboradores a se sentirem mais engajados com seu ambiente e podem ajudar as empresas a se destacarem no espaço de uma forma mais ressonante.

A realidade virtual é legal e tudo, mas quando se trata do ambiente construído, ainda não há nada como a coisa real.

A realidade virtual representa uma oportunidade crescente de compreender e antecipar as reações humanas ao ambiente construído e os potenciais impactos das formas futuras antes de serem construídas.

Esses desenvolvimentos interessantes podem ajudar os projetistas a testar seus projetos antes que eles sejam criados, permitindo ajustes com base em como as pessoas realmente experimentarão um ambiente.

No entanto, uma das críticas às ferramentas de realidade virtual é que elas não capturam a experiência multisensorial completa dos seres humanos no ambiente construído, ignorando o fato de que nossas mentes e corpos estão rastreando uma ampla gama de estímulos.

Essa crítica se estende à profissão de arquitetura moderna como um todo, sendo excessivamente focada na experiência formal ou visual.

Em qualquer espaço construído - particularmente naqueles onde passamos muito do nosso tempo, como no local de trabalho - é importante para os arquitetos abordarem as necessidades e experiências variadas dos ocupantes, não apenas se um espaço é visualmente agradável.

Trabalhando para uma melhor compreensão dos princípios científicos subjacentes ao design e à experiência do ambiente construído, podemos melhorar nossos processos e resultados a partir de uma perspectiva humana.

Há claramente muito espaço para melhorias, mas algumas ferramentas já foram desenvolvidas para nos ajudar a entender como os outros navegam em ambientes, um passo promissor na direção certa.

Usadas corretamente, essas ferramentas podem avançar muito nossas tentativas de projetar com empatia, especialmente em ambientes que são compartilhados por um grupo diversificado de pessoas.

Há uma razão pela qual você está vendo tanta madeira reciclada em todos os novos escritórios - e se a neurociência tem algo a ver com isso, você verá muito mais.

Nós imaginamos que esse uso exuberante de madeira reciclada na WeWork, por exemplo, dá à comunidade todos os tipos de sentimento.

A perspectiva histórica apresentada em “Sculpting the Architectural Mind” sugere que a ausência de neurociência na educação arquitetônica é apenas um pontinho na história; que as sensibilidades da arquitetura e dos paisagistas da área pré-industrial tinham um foco muito maior em todos os aspectos da natureza humana no ambiente construído, desde as vistas emolduradas até os claustros relaxantes.

Da biofilia aos ritmos circadianos, o design só recentemente “esqueceu” esses elementos.

As ferramentas e as perspectivas em evolução oferecidas neste evento, mostram que estamos começando a voltar a esse modo de pensar.

Com esses avanços, podemos estar diante de uma idade de ouro da arquitetura e da neurociência.

Embora esta seja uma discussão complexa com muitas facetas, pode-se mais facilmente começar a ver como os princípios da Neuroarquitetura são aplicados, olhando para um projeto ou material como a proliferação de madeira reciclada, o material do momento.

Sua popularidade pode ser explicada por vários fatores de desempenho relacionados à experiência neurológica da arquitetura:

1. A madeira verdadeiramente reciclada é suscetível de ser cortada à mão ou por uma pequena máquina, correlacionando-se à escala corporal e à experiência visual da arquitetura.
2. A própria madeira fornece tanto conexão visual a imagens da natureza quanto padrões biofílicos.
3. O aspecto desgastado e a expectativa de ser reutilizado são simbolicamente autênticos e sustentáveis.
4. A textura extrema da superfície da madeira também pode refratar e difundir o som, resolvendo um dos maiores problemas em muitos ambientes contemporâneos.

A madeira reciclada, portanto, satisfaz vários aspectos da experiência multissensorial dos ocupantes.

Ao trabalhar para um melhor entendimento dos princípios científicos subjacentes ao projeto e à experiência do ambiente construído, podemos continuar a promover o uso de tais materiais e outros elementos de design relacionados à neurociência para melhorar substancialmente nossos processos de projeto em benefício do ser humano.¹

Quer Neuroarquitetura em seu Ambiente de Trabalho, seja um pequeno escritório ou uma grande empresa?

Agende um bate-papo conosco!

bit.ly/NaobraQueroAgendar

Grande abraço.
ANA PAULA GUEDES*

*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.

¹ Marsh (2015).

Nosso trabalho é interdisciplinar. Veja quem está com a Naobra!
Instituto Movimento pela Felicidade

Pode focar no seu negócio que a Naobra Arquitetura cuida de aumentar a produtividade no seu ambiente de trabalho. Quer saber mais, envie sua mensagem!

Quer receber dicas sobre Arquitetura Corporativa?