QUER O SUCESSO DA SUA EMPRESA? INVISTA NO SUCESSO DO SEU COLABORADOR!

Uma pessoa gasta em média, um terço de sua vida no trabalho. Ter escritórios que engajem seu colaborador não é apenas uma questão de manter-se atualizado - a saúde humana e ambiental está intrinsecamente vinculada a isso.

Existem vários fatores que levam ao sucesso do colaborador devido ao ambiente ao seu redor. Modificações pequenas, mas significativas, podem ser feitas para alcançar um espaço de trabalho ideal, mesmo sem o orçamento do Google.

Não é suficiente oferecer um salário justo e férias para manter um colaborador satisfeito. A força de trabalho atual, principalmente os millennials, admite que aceitaria com satisfação um salário menor se isso significasse trabalhar para uma empresa com forte cultura corporativa e foco no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Cultura e equilíbrio começam com os valores que você promove em seu local de trabalho.

É importante para um indivíduo sentir que sua empresa se preocupa com sua saúde mental e física. Isso significa tudo, desde comida até estimular o movimento.

Pequenas mudanças, como a oferta de mesas de apoio, ou o incentivo a pequenas pausas para exercícios, aumentam a energia dos colaboradores. Espaços de trabalho que promovem bem-estar para os profissionais também impactam no resultado final.

Falta de bem-estar aumenta os custos dos cuidados com saúde, leva a mais dias de doença e perda de produtividade. Isso significa que colaboradores insalubres acabam custando mais dinheiro à empresa.

As tendências atuais de design parecem se inclinar para espaços abertos para colaboração. Exigem áreas colaborativas, onde os profissionais possam se misturar para promover síntese e inovação. No entanto, nem todas as empresas têm orçamento ou tempo para renovar seus escritórios atuais, e muito menos construir gigantes como a Apple Park.

Medidas simples podem ser tomadas para fornecer um ambiente mais colaborativo. Se você tiver paredes removíveis entre as mesas, removê-las poderá criar conexões entre os colaboradores. Pense na localização das mesas em relação à rotina de trabalho do profissional. Como criar um local de trabalho democrático?

Por outro lado, embora a colaboração seja importante, ainda é necessário haver áreas silenciosas para o atividades que exigem maior concentração e reuniões privadas. Alguns colaboradores podem não se dar bem com interrupções constantes. Se você oferece uma variedade de espaços para eles escolherem, poderão trabalhar de acordo com suas necessidades.

Ao criar ou redirecionar espaços tranquilos, eles também podem servir como uma área para relaxamento. Pequenas pausas para descomprimir podem aumentar a produtividade e impedir que os colaboradores se esgotem.

Se você não puder fazer alterações significativas na infraestrutura do seu escritório, considere implementar novas políticas:

Permitir que os colaboradores tragam seus cães para o trabalho, por exemplo.

Encorajar os colaboradores a trazerem suas próprias plantas. Vegetação não é apenas atraente para os olhos, mas naturalmente relaxante. Além disso, podem torná-lo mais saudável. Um estudo norueguês monitorou os efeitos das plantas no interior dos escritórios durante vários anos e descobriu que elas podem reduzir significativamente problemas como dores de cabeça, gargantas arranhadas ou irritações da pele.

Colaboradores felizes são profissionais produtivos. Um experimento com 700 colaboradores confirmou que a felicidade pode aumentar a produtividade em até 12%. Por isso, projetar espaços de trabalho e fatores ambientais de um escritório com a felicidade de sua equipe em mente, aumentará diretamente a produtividade geral.

Se você promover o bem-estar de cada colaborador e adequar seu escritório à sua cultura, poderá manter a felicidade da equipe como um objetivo principal.

Portanto, embora o espaço de trabalho seja imprescindível para sua força de trabalho atual, isso também vale para o sucesso de sua empresa no futuro. Experimente pequenas mudanças de atitude que possam manter feliz, bem-sucedido e engajado o seu colaborador atual e o do futuro!

ENTÃO, DÁ PARA CONTINUAR PROJETANDO DO MESMO JEITO?

Que tal entrar em contato hoje mesmo com a Naobra Arquitetura? Venha tomar um café com a gente!

Grande abraço,
ANA PAULA GUEDES*

*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.

Somos:
AMCHAM Brasil
Instituto Movimento pela Felicidade

Pode focar no seu negócio que a Naobra Arquitetura cuida de aumentar a produtividade no seu ambiente de trabalho. Quer saber mais, envie sua mensagem!

Quer receber dicas sobre Arquitetura Corporativa?