3 ERROS QUE PODEM SER FATAIS PARA AS EMPRESAS DO FUTURO

Não temos escolha, porque em muitos setores a aceleração já está em andamento.

Como competir nesse acelerado mundo novo?

Como se organizar para expandir?

Nessa mudança de era, somos todos desafiados a resolver problemas complexos, desenvolver pensamento crítico, ser inovadores.

Diante de tantas mudanças o tempo todo, trabalhamos constantemente na busca de tornar os ambientes corporativos mais estratégicos e coerentes com essa nova realidade. Tarefa nada fácil!

Nós da Naobra Arquitetura, imersos nesse contexto e com olhos e ouvidos bem abertos para tudo o que estamos vivendo, pesquisamos e chegamos a 3 erros que podem ser fatais para as empresas do futuro:

1) Negligenciar o foco nas pessoas

Jaqueline Vianna, consultora em gestão de pessoas, psicóloga e coach, alerta que as empresas voltadas para o desenvolvimento e a inovação com foco na sobrevivência perceberam que quem inova não são as máquinas e processos, mas é o capital humano.

Valorizar o capital humano de uma empresa é questão de sobrevivência.

Mais de 90% dos custos operacionais de uma empresa estão vinculados a recursos humanos.

Ambientes de trabalho que promovem bem-estar aos ocupantes, servem como um alívio para as tensões externas e tendem a causar menos estresse ambiental.

Então, faz todo sentido fiscal para as empresas investir em eliminar esse estresse ambiental que lhes custa milhares de dinheiro por ano com colaboradores.

2) Ignorar o comportamento dos Millennials

Houve uma mudança no mercado nos últimos tempos, quanto a isso não há dúvida.

Atualmente, vivenciamos o mix de gerações que precisam conviver dentro da mesma organização (baby-boomer, X, Y, Z).

Os Millennials têm hoje entre 22 e 28 anos, aproximadamente.

São extremamente conectados, procuram empregos que atendam aos seus propósitos de vida e não compram nada sem antes pesquisar pela internet.

Segundo Adriana Oliveira, gerente de Recursos Humanos, a geração millennial – que, baseando-se na definição, engloba as gerações Y e Z – está dando o que falar.

E não é para menos: esses jovens ajudam a moldar uma nova relação com o mundo e, por conta disso, estão na mira das empresas que querem se antecipar na criação de negócios para o futuro.

Perceber as expectativas dos Millennials é a melhor forma para compreender como será o nosso futuro, já que, em 2025, essa categoria representará 75% da força de trabalho.

Ou seja: eles serão os funcionários, os colaboradores e os CEOs de amanhã.

3) Subestimar o crescimento exponencial

Bem-vindo à época das mudanças exponenciais!

Vale lembrar que estamos na quarta revolução industrial – na nova Era 4.0!

Para Peter Diamandis, co-fundador e presidente executivo da Singularity University, é o momento em que a concorrência não é mais a empresa multinacional, mas o cara em uma garagem, em uma startup bem ali do seu lado.

Certamente será necessário algo radicalmente novo – uma nova visão da organização que seja tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente em relação a esse novo mundo- e no final de tudo, transformar.

Que tal entrar em contato hoje mesmo com a Naobra Arquitetura? Venha tomar um café com a gente!

Grande abraço.
ANA PAULA GUEDES*

*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.

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