Pense em quantas vezes, ao conhecer um novo ambiente, você teve uma sensação boa ou ruim quanto ao local e como isso foi determinante para a imagem que você levou da empresa consigo?
A Arquitetura tem o propósito de atender desejos e satisfazer expectativas.
Esse conceito se estende para os mais diferentes espaços, sendo um ponto importante de atenção, já que ela influencia na primeira imagem que potenciais clientes terão do seu negócio.
Perceptiva ou inconscientemente, essa “primeira impressão” transmite sensações e emoções do espaço físico para o indivíduo que o ocupa, determinando como nos comportamos e reagimos a ele.
Estudos na área sensorial – tanto do marketing, quanto da arquitetura corporativa - denotam que a preocupação com pontos sucintos, que muitas vezes fogem da nossa percepção natural, devem estar no radar das grandes empresas.
Alguns bons exemplos de atuação do marketing e arquitetura sensoriais incluem buscar por diferenciais de design que chamem atenção e remetam a valores do seu público-alvo, além de atrelar sensações para fixar a marca/produto, proporcionar sons que propiciem a permanência no ambiente saudável.
Todos os meios de comunicação influenciam nas nossas sensações, fazendo com que optemos por soluções que se assemelhem mais aos nossos valores e cultura.
Essa linha de pensamento é o que se espera da arquitetura corporativa, que traz em seus preceitos, além da beleza estética, funcionalidade, qualidade de vida, conforto e incremento de produtividade para que se estabeleça o vínculo emocional de colaboradores e usuários do ambiente construído com a marca.
Um espaço físico iluminado, ventilado, aconchegante e com boa aparência leva aos impactos positivos citados.
Por mais que você possua uma equipe altamente qualificada para sua atividade fim, manter os profissionais estimulados com sua rotina de trabalho pode ser um desafio, vencido passo a passo com pequenas mudanças no ambiente.
E, assim como influencia internamente, a arquitetura impacta diretamente os seus clientes.
Por exemplo, se sua empresa possui uma fachada que transmite confiança, organização e transparência, provavelmente seu cliente aposte mais na sua marca para estabelecer um negócio e uma relação com sua organização.
As sensações certamente determinam impactos diretos na cadeia do seu negócio.
Tenha em mente que a Arquitetura é o cartão de visitas da sua organização.
É a partir dessa primeira impressão que todos os seus negócios podem se desdobrar, por isso garanta que seja um excelente impacto.
As sensações são variadas e vão desde a região em que a empresa está inserida (vale contar aqui com localização, tráfego e fluxo de pessoas, climatização, segurança, facilidade de acesso, interação com meio urbano) até o aproveitamento do espaço construído, proporcionando uma relação interessante com o ambiente e facilitando a ação de elementos naturais, como ventilação e iluminação.
ALGUMAS CONCLUSÕES:
O design da edificação que sua empresa está estabelecida deve conversar com a identidade visual.
O seu espaço, desde o ambiente externo até instalações internas, deve proporcionar a melhor das experiências para seus clientes.
Se o seu ambiente proporcionar uma experiência positiva para o cliente, ele pode estabelecer uma relação com a empresa que gere muito mais frutos positivos do que esperado a princípio.
A Arquitetura do ambiente deve promover bem-estar para os colaboradores e a produtividade, certamente virá como consequência.
Fazemos o seu projeto! Agende uma conversa conosco!
bit.ly/NaobraVideoChamada
ou pelo WhatsApp 31 992622511
Grande abraço.
ANA PAULA GUEDES*
*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie.