Em 20 de dezembro de 2018, aconteceu nosso encontro mensal do Grupo de Estudos de Neuroarquitetura, em Belo Horizonte!
O último do ano!
O nosso sentimento é de grande realização e de muita felicidade por termos dado início a tudo isso, em 2018.
Sabemos que o caminho é longo e de muitos estudos, mas Neuroarquitetura é simplesmente algo que amamos e acreditamos, porque conectar pessoas e ambientes construídos é muito mais que projetar um espaço – é aplicar evidências neurocientíficas à Arquitetura – é fazer uma Arquitetura que promove a cura, que favorece o aprendizado, que acolhe, que aumenta a produtividade e criatividade e que principalmente, melhora a vida das pessoas.
Os ambientes construídos seriam capazes de aumentar a qualidade de vida dos seres humanos, diminuindo stress, ampliando a capacidade cognitiva e produtiva dos indivíduos, aprofundando e estimulando respostas espirituais e emocionais, reduzindo episódios de depressão, ou, até mesmo, aumentando a longevidade?
O escritório Lisa Heschong mostrou, aplicando os estudos comportamentais nas escolas da Califórnia, que um aumento da luz natural tende a aumentar a atenção e aumentar a pontuação dos estudantes em testes.
Estudos em Neurociências concluíram que a Arquitetura pode contribuir para ampliar o bem-estar e a produtividade no trabalho.
A incidência de luz natural tende a aumentar a capacidade cognitiva dos indivíduos.
Em projetos hospitalares deve-se atentar para o fato de que é necessário individualizar o ambiente às necessidades distintas dos pacientes.
No processo de design, isto é, de se projetar um espaço, arquitetos devem analisar o indivíduo que irá utilizá-lo, suas necessidades e limitações e, acima de tudo, visar o bem-estar final desse usuário.
Através da Neurociência esse resultado pode ser analisado de forma objetiva e não mais subjetiva.¹
ENTÃO, DÁ PARA CONTINUAR PROJETANDO DO MESMO JEITO?
Que tal entrar em contato hoje mesmo com a Naobra Arquitetura? Venha tomar um café com a gente!
Grande abraço,
ANA PAULA GUEDES*
*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.
¹ Oliveira (2012).