Ter uma cultura de grande empresa não é mais apenas uma opção. Os profissionais de hoje consideram tanto quanto salário e benefícios. Na verdade, a cultura fantástica da empresa é quase esperada, juntamente com outros benefícios tradicionais.
Embora a cultura que funciona para uma empresa possa não funcionar para outra, você pode aprender muito com empresas que estão fazendo o certo e começar a criar seus próprios hacks de cultura.
1. Zappos
Grandes benefícios e um ambiente de trabalho que é divertido e dedicado a tornar os clientes felizes, tudo se enquadra na abordagem da Zappos à cultura da empresa - quando você acertar a cultura da empresa, um ótimo atendimento ao cliente e uma grande marca acontecerão por conta própria.
2. Twitter
Os colaboradores do Twitter não conseguem parar de falar sobre a cultura da empresa. Reuniões em terraços, colegas de trabalho amigáveis e um ambiente de equipe em que cada pessoa é motivada pelos objetivos da empresa inspiraram esse elogio.
Também podem esperar refeições gratuitas na sede de San Francisco, além de aulas de ioga e férias ilimitadas para alguns. Essas e muitas outras vantagens não são desconhecidas no mundo das startups.
3. Chevron
A Chevron mostra que se preocupa com os colaboradores, fornecendo centros de saúde e fitness no local. Oferece outros programas voltados para a saúde, como massagens e treinamento pessoal. A Chevron insiste que os profissionais façam pausas regulares. Em outras palavras, a empresa mostra que se preocupa com o bem-estar das suas pessoas, e elas sabem que são valorizadas.
A cultura da sua empresa não precisa ser mesas de pingue-pongue e cerveja grátis. Simplesmente fornecer aos colaboradores uma sensação de segurança e bem-estar e criar uma política em que todos cuidem uns dos outros pode facilmente ser suficiente.
4. Google
Refeições gratuitas, viagens e festas de colaboradores, bônus financeiros, apresentações abertas por executivos de alto nível, academias, um ambiente amigável para cães e assim por diante. Os Googlers são conhecidos por serem motivados, talentosos e entre os melhores dos melhores.
5. Facebook
O Facebook oferece, assim como muitas empresas similares, muita comida, opções de estoque, espaço aberto para escritório, lavanderia no local, foco no trabalho em equipe e comunicação aberta, um ambiente competitivo que estimula o crescimento pessoal e o aprendizado e grandes benefícios.
Para enfrentar desafios, o Facebook criou salas de conferência, possui prédios separados, muitos ambientes externos para intervalos e tem gerentes trabalhando no espaço de escritório aberto ao lado de outros colaboradores.
Muitas dessas empresas oferecem vantagens e benefícios semelhantes, mas essas não determinam completamente a cultura. A abordagem adotada com a forma como os colaboradores são tratados e o nível de propriedade e confiança que recebem também é uma parte fundamental da cultura da empresa.
Uma palavra de cautela: focar a cultura da empresa com a exclusão de outras considerações da força de trabalho (segurança, leis, regulamentações) pode levar a abusos ou criar situações em que os colaboradores não se sintam confortáveis. Mesmo os melhores exemplos de cultura nesta lista podem cometer erros.
Lembre-se de que a melhor cultura faz com que todos os colaboradores se sintam seguros e bem-vindos, nunca excluídos ou desconfortáveis.
Concentrar-se apenas no “ajuste à cultura” dificulta a contratação de profissionais que sejam diferentes do padrão predominante. A cultura da sua empresa provavelmente irá precisar de ajuste, caso acabe com uma equipe homogeneizada que pensa e age da mesma forma.
Que tal entrar em contato hoje mesmo com a Naobra Arquitetura? Venha tomar um café com a gente!
Grande abraço,
ANA PAULA GUEDES*
*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura e da Sinapse Arq, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, “Gepr. BüroEinrichterin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.
Patel (2015).