NEUROCIÊNCIA E DESIGN BIOFÍLICO FORAM TEMAS ABORDADOS NA NEOCON 2018

Realizada todo mês de junho no The Mart em Chicago desde 1969, a NeoCon atua como a plataforma de lançamento da inovação para a indústria de design comercial e corporativo - oferecendo ideias e apresentações que moldam o ambiente construído hoje e no futuro.

Nesse ano, na 50ª edição anual da NeoCon, não foi diferente!

Centenas de empresas de todo o setor de design comercial e corporativo se reuniram para mostrar novos produtos e compartilhar suas filosofias de design.

Um dos temas deste ano foram os espaços de refúgio modulares.

Esses espaços oferecem abrigo e privacidade em locais onde podemos nos tornar superestimulados (escritórios, escolas, aeroportos, etc.).

Para as apresentações, Bill Browning e David Gerson exploraram os estímulos sensoriais, cujo padrão enfatiza sons, movimentos ou até mesmo fragrâncias imprevisíveis em nossa experiência da natureza.

Uma provocação para uma resposta poderosa de nossos cérebros e química do corpo.

Disseminada por folhas secas ou luz do sol refletindo na água em movimento, o efeito pode ser um fascinante momento de intriga, contemplação e restauração mental.

A apresentação proporcionou interesse a todos, abordando desde a biologia evolutiva e estudos neurocientíficos, até aplicações na arte e arquitetura contemporâneas.

Além de sua principal palestra, Bill fez outras apresentações explorando padrões de design biofílicos específicos relacionados à indústria de design comercial e corporativo.

Alguns tópicos importantes dessas apresentações:

1) ATENÇÃO - RESTAURAÇÃO - TEORIA: POR QUE EU DEVERIA ESTAR DISTRAÍDO NO TRABALHO?

Concentrar-se em uma única tarefa pode ser um processo exigente para o cérebro.

A fadiga mental resulta em uma força de trabalho estressante e improdutiva.

Distrações breves podem ajudar a restaurar a atenção e melhorar a produtividade.

Uma porção do córtex pré-frontal se acalma ao visualizar a natureza e subsequentemente permite um melhor desempenho cognitivo, uma vez de volta à tarefa.

2) FRACTAIS: EU QUERO DOCES CEREBRAIS

Fractais ocorrem em toda a natureza, da couve-flor a galhos de árvores.

Esses padrões derivados matematicamente exemplificam um equilíbrio entre complexidade e ordem que cativa nosso interesse.

Evidências sugerem que nosso cérebro invoca uma forte resposta de prazer ao ver esses tipos de padrões.

Isso explica parcialmente por que somos tão fascinados por fogueiras e ondas quebrando, ambos são movimentos fractais.

3) PSICOACÚSTICA: O QUE ESTOU OUVINDO?

Enquanto a acústica se concentra na transmissão do som para o ouvido, a psicoacústica olha para a nossa priorização de sons para focar.

Dada a importância da água para a sobrevivência, faria sentido que estivéssemos particularmente sintonizados e relaxados pelos sons da água.

Vários estudos encontraram melhorias cognitivas significativas em participantes que foram submetidos a sons de água durante o período de teste.

Essas percepções podem ser aproveitadas para informar o design acústico eficaz para ajudar a reduzir a distração do ruído e melhorar a satisfação dos usuários.

4) REFÚGIO: POR QUE É IMPORTANTE EM NOSSA SOCIEDADE MODERNA E COMO ISSO PODE SER REALIZADO?

Os escritórios enfatizam cada vez mais o design em plano aberto e as experiências colaborativas, muitas vezes às custas daqueles espaços aconchegantes e privados onde se pode concentrar e sentir seguro.

Em uma condição de refúgio, nossas costas e pescoço são protegidos e, em alguns casos, incluem um teto rebaixado.

Os espaços de refúgio permitem que os indivíduos baixem a guarda, filtrem seus sentidos e se concentrem em uma única tarefa.

O mobiliário inspirado nos refúgios é uma intervenção simples, capaz de criar essas condições restaurativas.
fonte: Terrapin Bright Green

Quer saber mais?

Nós da Naobra Arquitetura estamos à sua disposição para esclarecer suas dúvidas e projetarmos o seu ambiente de trabalho.

Converse com a gente!

bit.ly/FalecomNaobra

Grande abraço.
ANA PAULA GUEDES*

*Arquiteta Líder da Naobra Arquitetura, Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho – “Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA)”, certificada pela instituição alemã Mensch&Büro Akademie e pioneira em Neuroarquitetura Corporativa em Minas Gerais.

Nosso trabalho é interdisciplinar. Veja quem está com a Naobra!
Instituto Movimento pela Felicidade

Pode focar no seu negócio que a Naobra Arquitetura cuida de aumentar a produtividade no seu ambiente de trabalho. Quer saber mais, envie sua mensagem!

Quer receber dicas sobre Arquitetura Corporativa?